terça-feira, 11 de março de 2014

Da Pintura de Domingos por António Celestino


Da Pintura de Domingos

…Mas estas linhas foram provocadas por uma visita que fiz, há dias, ao atelier dum pintor e desenhista desta nossa amada terra da Póvoa de Lanhoso, chamado Domingos.
         Domingos é um artista muito conhecido, suas pinturas andam por aí sendo justamente admiradas e da sua assiduidade ao ofício lembra-se a frase de Picasso, que dizia «que o talento existe, mas que precisa encontrar-nos trabalhando». Pois parece ser o caso do nosso artista, sempre em acção, com um domínio muito grande no uso dos pincéis (às vezes habilidade de mais, vira bicho e come o dono...), tem uma sensibilidade cromática não habitual, usa bons materiais e emprega-os com grande suavidade, não esgota as cores puras sem lhes dar um tom domesticado, domina a mão no desenho com eficácia;…

…Sei quanto é árduo o trabalho de um artista quando chega a certo ponto de «nom retour» quando tem que avançar mesmo que seja à custa de morder os próprios dedos. A arte não divide a cama com mais ninguém, e já não falo em praticar loucuras como Van Gogh – que nunca na sua vida vendeu um quadro – ou os exageros de Salvador Dali, cuja ansiedade de se promover era tanta que André Breton, que baptizou o impressionismo, encontrou um anagrama para seu nome: AVIDA DOLARS... E já que entramos nesses terrenos minados das artes e seus valores materiais, pergunto-me porque razão há obras de que o artista jamais se desfaz? É apenas porque ele acredita em seu talento. É esse o caso do nosso talentoso Domingos, que como disse Baudelaire, tem na arte «um bem infinitamente precioso, uma beberagem refrescante e acalentadora, que enche o estômago e o espírito do equilíbrio natural do ideal» Talvez por isso, na sua sabedoria curtida nos bons e maus dias, dizia, com muita razão, que «a quem muito é dado, muito será pedido...» Creio que não pedi nada de mais, a não ser que seja sempre o que é melhor para o artista...

                                                                                                  António Celestino 

Sem comentários:

Enviar um comentário